16 de setembro de 2013

Beleza Melancólica


Eu acho a tristeza mais bonita. A tristeza tem essa profundidade, essa honestidade, essa intensidade que o sorriso não tem. É o que tem de mais humano no ser humano - é a fraqueza, é a oscilação, é o toque trêmulo dos dedos na pele fria. Tem uma beleza peculiar, sutil, que nos envolve delicadamente... Suave.
É uma beleza densa. Como uma floresta envolta em neblina. Como o mar que se encontra com o céu no horizonte. Como a chuva que cai impiedosamente.
Eu não sinto a alegria assim. Meu riso é momentâneo, efêmero, por vezes sem motivo. É leve, despreocupado, inocente. A tristeza é tão diferente... Tão séria e madura, tão intensa, tão persistente, tão humana. Tão mais parte de mim...
Não digo isso como uma depressiva incurável. Como uma alma perdida nessa vida. Como uma pessoa sem esperança ou coração... mas esse estado de tristeza, de melancolia, me faz sentir viva. Me faz sentir o coração bater no peito e bombear o sangue entre as veias. Me faz sentir verdadeira, no fim das contas. Pois um sorriso, meu caro, pode até ser forçado - às vezes bem até de mais -, mas a dor nos olhos de outrem é sempre, sempre verdadeira. Não se finge tristeza, meu caro. Não se finge sofrer.
Eu me encontro na melancolia. E, por isso, eu me sinto humana. Viva. Verdadeira.
Eu mesma.

Um comentário:

Unknown disse...

Esse texto... sempre que eu o leio me identifico demais.